sábado, 8 de maio de 2010

Mais uma dos Goebbels Tupiniquins


Paul Joseph Goebbels foi responsável pela propaganda Nazista na II Guerra Mundial e convenceu os alemães de todas as idéias defendidas por Hitler. Ele foi o responsável pela ascensão das idéias nazistas, não só na Alemanha, mas em toda a Europa. Cito Goebbels para fazer referência ao poder que a mídia e a propaganda têm ao divulgar reiteradas vezes uma informação.  Não pretendo aqui culpar ou crucificar os meios de comunicação e informação que prestam um importante papel para o fortalecimento da liberdade de opinião, ingrediente importantíssimo para a continuidade do Estado Democrático de Direito. Mas pretendo sim posicionar-me sobre certa parcela da população que, assim como Goebbels, usa de modo destrutivo e deturpado os meios de comunicação e informação.
Hoje, no século XXI, a mídia cumpre um papel social importantíssimo. Podemos tomar conhecimento dos fatos trágicos como os recentes terremotos ou deslizamentos de terras e, a partir disso, mobilizarmos nossa comunidade para ajudar aos mais necessitados. Podemos tomar conhecimento dos avanços revolucionários da medicina entre tantas outras coisas positivas. Contudo há um grupo de malandros usurpadores e deturpadores da essência do direito à livre expressão, conquistado a duras penas nos últimos vinte e cinco anos da história do Brasil, por todos os governantes que passaram pelo Planalto Central.
Muitos são os exemplos da ação nefasta desse tipo de gente quem não teme em, como dizem os adolescentes, “jogar... no ventilador” sobre a vida alheia tentando confundir a população. Contudo me aterei em alguns exemplos recentes. Certa candidata a prefeita da maior cidade do país recentemente tentou confundir a população da cidade questionando a sexualidade de seu adversário. Tudo na tentativa de confundir a população e expor publicamente o adversário. O tiro saiu pela culatra. Recentemente esse tipo de gente tentou confundir a população acusando a governadora Yeda Crusius de todas as maneiras. Contudo a justiça ninguém confunde. Ela foi inocentada de tudo aquilo que foi brutalmente acusada.
De modo mais local podemos citar um evento ocorrido recentemente por ocasião do asfaltamento da VRS 826 que liga Farroupilha a Alto Feliz. Os governos que se sucederam nos últimos trinta anos se dirigiram a essas comunidades gritando bravatas, dando tapinhas nas costas da população, falando em coraçãozinho e união, mas nada de concreto foi feito até a gestão da Governadora Yeda Crusius. Foi na gestão dela que, graças ao déficit zero (equilíbrio entre as despesas e as receitas) essa obra foi posta como prioritária no orçamento de 2010. Foi o parecer do Deputado Jorge Gobbi (PSDB), como relator do orçamento desse ano que concretizou a inclusão dessa obra no rol de prioridades desse governo. Sabemos ainda que sem bravatas nem tapinhas nas costas esse governo já anunciou a licitação para a construção da obra para o dia 10 de maio próximo. Mas qual a relação disso com certo tipo de gente que usa a mídia de modo errôneo e, por vezes inspirado em Goebbels? Simples.
Recentemente, também nesse espaço certo integrante desse tipo de gente insinuou dizer que um estudo de engenharia contratado por eles foi a única ação concreta nessa estrada. É triste dizer e desmentir as pessoas publicamente, mas alguns deputados gaúchos que pertencem a esse tipo de gente votaram contra o parecer do Deputado Jorge Gobbi (PSDB).É triste termos que conviver com pessoas que manipulam a opinião pública através de um instrumento duramente criado e preservado no estado Democrático de Direito: mídia livre.Vivemos um momento único da história do estado e do país. Nesse momento teremos de dizer se queremos esse tipo de gente que manipula e deforma a realidade em prol de seus interesses partidários, nos governando, ou abrimos espaço para a preservação do Estado Democrático de Direito.

( Diego Tormes)